quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Conhecendo a Chapada das Mesas no Maranhão de Land Rover.

Neste carnaval, fomos conferir o local do teste da Defender 2009. Conhecemos a Chapada das Mesas no Maranhão com seu grande atrativo turístico e ecológico. São lindas paisagens com a uma vegetação característica do cerrado, muitas praias de rio incontáveis cachoeiras cada qual mais bonita, lindíssimas paisagens, uma fauna e flora exuberante além de muitos outros atrativos como pontes pensil, tirolesa, rapel trekking e outros esportes de aventura.
Navegando na Internet pode-se saber mais detalhes como no site abaixo.
http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/viajantes/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-da-chapada-das-mesas-maranhao-7785.asp
Fomos em dois carros e quatro casais. Na Defender 110 eu a Andréa e meu filho Orion com a namorada Camila, já na Hilux cabine dupla dois casais amigos e companheiros de outras viagens, Ivan e Helena e Júnior e Gleice. Os carros corresponderam a expectativa não havendo nenhum problema maior, senão a Hilux que deixou de refrigerar, fomos obrigados a cortar a correia do compressor do ar condicionado para seguir viagem.









Ainda na ida uma parada em Souza na Paraiba para visitar o Vale dos Dinossauros. Foi com pesar que vi a estrutura tão decadente e mal tratada. Cheguei a visita-lo nas duas fases. Fui ainda quando não existia nada, depois voltei quando o Vale dos Dinossauros estava recém inaugurado retornando agora. Faz pena de ver como está desmoronando. Um patrimonio arqueológico tão valioso e tão mal cuidado pelas instituições responsáveis por aquele sítio. Visitem antes que se acabem todos os vestígios dos dinossauros e suas pegadas no Rio do Peixe.



A Chapada das Mesas no Maranhão, tem um potencial ecoturístico fantástico. Palco do Rally dos Sertões por várias edições a pequena e simpática Carolina, sabe muito bem acolher o visitante. Desde dezembro de 2005, a Chapada das Mesas se tornou Parque Nacional da Chapada da Mesas. Uma excelente alternativa de turismo ecológico ao sul do Maranhão com muita diversidade e atrativos diferentes como florestas, cerrado, chapadas, rios e a sua pérola. Uma linda cachoeira dentro de uma caverna a Cachoeira de Pedra Caída.






Esta e uma das cachoeiras mais bonitas que o parque tem. Visita-la primeiro já lhe dará a real impressão do que o parque tem a oferecer. Deixe para visit-la com calma. A visita inicia com uma boa caminhada através da vegetação por passarelas de madeira e pequenas quedas d’água. A frente, passando por paredões rochosos, veremos uma magnífica cachoeira de 50 metros de altura. Uma visão indescritível.
São muitas as formações rochosas nos 160.000ha que compreende o parque. Circulando podemos ver o Morro do Chapéu, Morro do Dedo, Morro Do Gavião, o belíssimo visual do Portal da Chapada do Morro do Macaco. Neste ponto é parada obrigatória para fotografia. O parque ainda é pouco sinalizado, tem-se que está atento as entradas. Marcações de trilhas no GPS são raras. Já aproveitei para marcar algumas masi importantes.





São muitos cenários de rara beleza contrastando com o que já se conhece dos demais estados do Nordeste. Além das cachoeiras tem também o sítio arqueológico com inscrições rupestres que deixamos para a próxima vez, afinal é impossível ver tudo somente numa visita e com o tempo exíguo. Quase todas as cachoeiras e as visitas são em propriedades particulares, ficando ao critério do proprietária e da administração do parque a cobrança de taxas ambientais que variam até R$ 5,00 por pessoa. Fomos ainda de passagem a Cachoeira do Dodô, simples mas bonita.



Dedicamos uma especial atenção a Cachoeira de Santas Bárbara e Encanto Azul, que como bem disse o nosso amigo Ivan, é a cereja do bolo, com suas águas cristalinas e quentes.








A visita a cachoeira de São Romão








A visita a Santa Barbara tem um atratico especial: São 120km de puro off road com diversificação de solo, passando por muita areia, rios e pedras. Somente para veículos 4x4. Fomos ainda a Cachoeira da Prata porém com as fortes chuvas estava descaracterizada.
As visitas requerem um certo esforço nas trilhas ecológicas, pois o acesso muitas vezes fica a uns 300mts sempre descendo ou subindo, excelente para quem gosta de caminhadas.
É interessante levar um snorkel e máscara pois o mergulho de flutuação nas águas cristalinas é imperdível. Prepare-se para a subida de volta do encanto azul, requer esforço redobrado.
Enfim a Chapada e um cenário perfeito para quem gosta de turismo de aventura e fora de estrada.
Como a cidade de Carolina é pequena ainda não tem uma boa infra estrutura turística, fica um pouco a desejar a gastronomia com poucas opções. Sente-se falta de um bom restaurante com variedades onde se possa refazer as energias para o dia seguinte. A estrutura de Hotéis e Pousadas também ainda está começando, não espere encontrar hotéis de luxo ou pousadas super confortáveis. As que existem atendem, os preços são bons e o conforto é razoável.
O deslocamento a partir de Natal foi longo mas valeu a pena cada quilômetro e cada centavo. Fizemos o seguinte trajeto. Na ida: Natal – Currais Novos – Caicó – Pombal – Souza – Cajazeiras – Araripe – Campos Sales – Picos – Oeiras – Floriano – São João dos Patos – Pastos Bons – São Raimundo das Mangabeiras – Balsas – Riachão – Carolina. Na volta: Carolina – Riachão – Balsas – São Raimundo das Mangabeiras – Pastos Bons – São João dos Patos – Floriano – Oeiras – Picos – Tauá – Monbaça – Morada Nova – Russas – Mossoró – Natal. No total rodamos aproximadamente 3.950km de puro prazer e diversão.

2 comentários:

Anônimo disse...

A descrição está perfeita, o lugar transmite uma sensação inigualável de contato com a natureza e oferece uma paisagem que realmente foge muito do padrão do interior do nordeste! Fui e recomendo a viagem àqueles que gostam de ecoturismo, destino imperdível, principalmente neste momento, pois ainda existem muitos lugares "virgens" e de beleza natural.

*Uma dica que foi esquecida é que a melhor época para se viajar para a Chapada das Mesas é em medos do ano (Julho, Agosto, Setembro)pois chove menos e a probabilidade de encontrar as cachoeiras mais cristalinas e esverdeadas e os lagos azulados aumenta, enquanto que no início do ano as águas estão barradas, restando apenas o lago "Encanto Azul" com aguas cristalinas.

Job EsteveAqui disse...

Orion, obrigado pelo comentário, mas você teve participação decisiva no sucesso dessa viagem. Uma das viagens mais interessantes que já fizemos juntos. Um abraço do seu pai.