quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Conhecendo a Chapada das Mesas no Maranhão de Land Rover.

Neste carnaval, fomos conferir o local do teste da Defender 2009. Conhecemos a Chapada das Mesas no Maranhão com seu grande atrativo turístico e ecológico. São lindas paisagens com a uma vegetação característica do cerrado, muitas praias de rio incontáveis cachoeiras cada qual mais bonita, lindíssimas paisagens, uma fauna e flora exuberante além de muitos outros atrativos como pontes pensil, tirolesa, rapel trekking e outros esportes de aventura.
Navegando na Internet pode-se saber mais detalhes como no site abaixo.
http://www.ecoviagem.com.br/fique-por-dentro/viajantes/expedicao-parques-nacionais/boletins/pn-da-chapada-das-mesas-maranhao-7785.asp
Fomos em dois carros e quatro casais. Na Defender 110 eu a Andréa e meu filho Orion com a namorada Camila, já na Hilux cabine dupla dois casais amigos e companheiros de outras viagens, Ivan e Helena e Júnior e Gleice. Os carros corresponderam a expectativa não havendo nenhum problema maior, senão a Hilux que deixou de refrigerar, fomos obrigados a cortar a correia do compressor do ar condicionado para seguir viagem.









Ainda na ida uma parada em Souza na Paraiba para visitar o Vale dos Dinossauros. Foi com pesar que vi a estrutura tão decadente e mal tratada. Cheguei a visita-lo nas duas fases. Fui ainda quando não existia nada, depois voltei quando o Vale dos Dinossauros estava recém inaugurado retornando agora. Faz pena de ver como está desmoronando. Um patrimonio arqueológico tão valioso e tão mal cuidado pelas instituições responsáveis por aquele sítio. Visitem antes que se acabem todos os vestígios dos dinossauros e suas pegadas no Rio do Peixe.



A Chapada das Mesas no Maranhão, tem um potencial ecoturístico fantástico. Palco do Rally dos Sertões por várias edições a pequena e simpática Carolina, sabe muito bem acolher o visitante. Desde dezembro de 2005, a Chapada das Mesas se tornou Parque Nacional da Chapada da Mesas. Uma excelente alternativa de turismo ecológico ao sul do Maranhão com muita diversidade e atrativos diferentes como florestas, cerrado, chapadas, rios e a sua pérola. Uma linda cachoeira dentro de uma caverna a Cachoeira de Pedra Caída.






Esta e uma das cachoeiras mais bonitas que o parque tem. Visita-la primeiro já lhe dará a real impressão do que o parque tem a oferecer. Deixe para visit-la com calma. A visita inicia com uma boa caminhada através da vegetação por passarelas de madeira e pequenas quedas d’água. A frente, passando por paredões rochosos, veremos uma magnífica cachoeira de 50 metros de altura. Uma visão indescritível.
São muitas as formações rochosas nos 160.000ha que compreende o parque. Circulando podemos ver o Morro do Chapéu, Morro do Dedo, Morro Do Gavião, o belíssimo visual do Portal da Chapada do Morro do Macaco. Neste ponto é parada obrigatória para fotografia. O parque ainda é pouco sinalizado, tem-se que está atento as entradas. Marcações de trilhas no GPS são raras. Já aproveitei para marcar algumas masi importantes.





São muitos cenários de rara beleza contrastando com o que já se conhece dos demais estados do Nordeste. Além das cachoeiras tem também o sítio arqueológico com inscrições rupestres que deixamos para a próxima vez, afinal é impossível ver tudo somente numa visita e com o tempo exíguo. Quase todas as cachoeiras e as visitas são em propriedades particulares, ficando ao critério do proprietária e da administração do parque a cobrança de taxas ambientais que variam até R$ 5,00 por pessoa. Fomos ainda de passagem a Cachoeira do Dodô, simples mas bonita.



Dedicamos uma especial atenção a Cachoeira de Santas Bárbara e Encanto Azul, que como bem disse o nosso amigo Ivan, é a cereja do bolo, com suas águas cristalinas e quentes.








A visita a cachoeira de São Romão








A visita a Santa Barbara tem um atratico especial: São 120km de puro off road com diversificação de solo, passando por muita areia, rios e pedras. Somente para veículos 4x4. Fomos ainda a Cachoeira da Prata porém com as fortes chuvas estava descaracterizada.
As visitas requerem um certo esforço nas trilhas ecológicas, pois o acesso muitas vezes fica a uns 300mts sempre descendo ou subindo, excelente para quem gosta de caminhadas.
É interessante levar um snorkel e máscara pois o mergulho de flutuação nas águas cristalinas é imperdível. Prepare-se para a subida de volta do encanto azul, requer esforço redobrado.
Enfim a Chapada e um cenário perfeito para quem gosta de turismo de aventura e fora de estrada.
Como a cidade de Carolina é pequena ainda não tem uma boa infra estrutura turística, fica um pouco a desejar a gastronomia com poucas opções. Sente-se falta de um bom restaurante com variedades onde se possa refazer as energias para o dia seguinte. A estrutura de Hotéis e Pousadas também ainda está começando, não espere encontrar hotéis de luxo ou pousadas super confortáveis. As que existem atendem, os preços são bons e o conforto é razoável.
O deslocamento a partir de Natal foi longo mas valeu a pena cada quilômetro e cada centavo. Fizemos o seguinte trajeto. Na ida: Natal – Currais Novos – Caicó – Pombal – Souza – Cajazeiras – Araripe – Campos Sales – Picos – Oeiras – Floriano – São João dos Patos – Pastos Bons – São Raimundo das Mangabeiras – Balsas – Riachão – Carolina. Na volta: Carolina – Riachão – Balsas – São Raimundo das Mangabeiras – Pastos Bons – São João dos Patos – Floriano – Oeiras – Picos – Tauá – Monbaça – Morada Nova – Russas – Mossoró – Natal. No total rodamos aproximadamente 3.950km de puro prazer e diversão.