quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Peru - Cultura Inca.

Por inúmeros motivos eu vinha adiando a visita ao Peru. Ora pensava em ir por terra de moto, ora não encontrando um grupo para ir de carro. A ida de moto foi abortada em 98 quando as dificuldades de transpor Corumbá - Santa Cruz de la Sierra por terra nos fez adiar o projeto.
Resolvi da maneira mais fácil e rápida. Em dez dias fiz uma degustação do que seria uma visita aquele país maravilhoso de um povo tão simpático e acolhedor. É imensurável a riqueza de cultura e a diversidade de resquícios do império Inca tão marcante naquela região. Monumentos como Ollantaytambo, Pucapucara, Sacsayhuamam,
Fomos de avião até Lima onde dormimos e no dia seguinte seguimos para Arequipa via Juliaca. Foram muitas visitas a cidade de Arequipa e suas construções. Seguimos para Puno onde lá visitamos as ilhas flutuantes dos Uros feitas de totora (uma espécie de junco) e interagimos com o povo simpático moradores daquelas habitações do período pré-incaico e tão singulares. Visitamos também o cemitério dos chefes Hatun Colla e Sllustani.
De lá seguimos para Cusco, antes passando pelas ruínas do Templo Wiracocha do povo Racchi e visita a Capela de Andahuaylilas. A cidade é lindíssima. Reconstruída pelo espanhóis sobre a antiga cidade imperial dos Incas. Turista do mundo inteiro visitantes ávidos por turismo de aventura e por conhecer a cultura Inca. Visitamos Qengo templo do Puma, Tambomachay com suas fontes sagradas. Pernoitamos no Vale Sagrado no Hotel Casa Andina Private Colecion e no dia seguinte seguimos em trem Vistadome para Machu Picchu.
Deixamos a cereja do bolo para o final, a pérola dos Incas a cidade perdida de Machu Picchu fica no alto onde o último trecho é feito de ônibus numa estradinha estreita e perigosa. Curti muito.
Segue algumas fotos.