terça-feira, 15 de setembro de 2009

Egito, Grécia, Turquia, Itália, Áustria, Rep.Checa e Alemanha



Como havíamos prometido, segue abaixo um pequeno relato do que vimos no Egito.
Entre outubro e novembro de 2009, fizemos um tour pelo Egito, Grécia, Turquia, Itália, Áustria, Rep.Checa e Alemanha.
No dia 16/10/09 saímos de Natal às 07:00 com destino a São Paulo, voando TAM e às 15:30 voando ALITÁLIA saímos de São Paulo com destino a Roma onde chegamos às 07:25 do dia 17 e de lá seguimos para o Cairo às 11:20hs. É uma viagem extremamente cansativa com horas de aeroportos, fuso horário e muito sono.
Foram muitas fotos e a euforia dos primeiros momentos. Nossos companheiors Ivan e Helena foram privilegiados e conseguiram um lugar na 1ª classe.
Começamos pelo Cairo com visita as Pirâmides de Giza. Entramos na Pirâmide de Keops, muito calor e o pequeno acesso é estreito e impressiona por suas formas e dimensões, a uma hidratação tem que ser permanente. Andamos de camelo, numa experiência muito interessante, tirando o suste que tomei na hora que o mesmo levantou de vez primeiro as pernas de trás. Depois visitamos a Esfingie para tirar aquelas fotos bobas tipicamente de turista. Visitamos uma fábrica de Papiro, muito legal como eles conseguiam a partir do caule de uma planta produzir uma folha tão fina. Como é de costume, os pacotes turísticos sempre incluem visitas a galerias de vendas de produtos típicos, numa dessas visitamos a Engenhosa Arte. Almoçamos num restaurante com diversidade de comidas regionais e saímos para a visita ao Museu do Cairo com visita as múmias e aos tesouros de Tut Ankh Amon simplesmente fantástico. Em seguida antes de voltar ao Hotel visitamos uma fabrica de essência de perfumes exóticos do Egito e retornamos ao Hotel. Não é lá grande coisa, mas são essências naturais. O trânsito no Cairo é caótico. Quase não existem sinais e quando existem estão sempre verdes, os carros ficam driblando uns aos outros e a buzina é o acessório mas usado no transito, todos buzinam ao mesmo tempo. Depois de volta a cidade do Cairo visitamos a Cidade de Saladino e a Mesquita de Mohamed Aly onde as mulheres não podem ter acesso com roupas curtas ou ombros de fora. São fornecidas capas e pantufas para todos, essa é uma tradição de respeito aqueles templos sagrados. Voamos para Luxor onde iniciaríamos nosso cruzeiro.





Visitamos o templo de Karnak

e de Luxor este último a noite com efeitos de luz a partir do chão uma imagem inesquecível.

Em Edfu visitamos Vale dos Reis e o Templo fúnebre da Rainha Hatshepsut.

Finalizamos a visita neste dia no Coloso de Memnon que são estátuas de quatzo cristalino que representam Amenófis III.

Visitamos o templo do Deus Horus e fomos a Kom Ombo para visita ao Templo do Deus Sobek e Deus Horaris. Continuamos no nosso cruzeiro pelo Nilo ainda no Mövenpick Boat, nosso hotel flutuante até Aswan.


Navegamos em uma "faluca" barco característico do Nilo para contemplar o Jardín Botânico e conhecemos também os povos núbios com sua vida, cultura e costumes próprios dos povos negros do deserto. Sobrevivem da venda de artesanato e tragadass no narguilé.

Conhecemos a Ilha Elefantina com o Mausoléo de Agha Khan.
Nos deslocamos até a Represa Antiga e a grande represa de Aswan, com o maior lago artificial do mundo, obra concluída com engenharia russa com capacidade para 140 bilhoes de m3. Fomos ainda ao Obelisco Inacabado e o Templo de Philae. No total foram oito dias no médio Egito com uma intensa programação,recomendamos.















Voamos para a Grécia onde começamos com uma visita panorâmica a Atenas passando por Propileos, Acrópolis e apreciamos a bela geometria do Partenon, conhecemos o Erecteion e o pequeno Museo da Colina com grandes tesouros artísticos. Seguimos para a Colina de Filipapos, Arco de Adriano, Parlamento com a Tumba do Soldado desconhecido onde tivemos a oportunidade de assistir a troca da guarda, impecáveis muito embora com um uniforme meio engraçado com sapatos de pon-pon, saiotes e meias calças brancas. Athenas convive o moderno e o antigo.


Fizemos um passeio opcional a Delfos com suas construções e museu. Delfos é um complexo de construções considerado sagrado para os antigos gregos, onde havia um templo consagrado a Apolo. Conta a lenda que as sacerdotisas de Apolo faziam alí profecias baseadas em transes. Muito embora esta história hoje tenha outra conotação, fala-se que gases hilariantes eram respirados pelas fendas...
Na Turquia ficamos em Istambul,


cidade que por si só já é um espetáculo. Conhecemos a Basílica de Santa Sofía fomos ao antigo Hipódromo da época bizantina o qual foi o centro das atividades civis do país. Fomos a Mezquita Azul que foi construída em 1609 pelo sultão Ahmet única com seis minaretes. No final do dia visitamos o histórico Gran Bazar. Já com o conceito dos shoppings atuais, data de 1461 tem 58 pequenas ruas e 1.200 lojas que vendem de tudo. Comprar lá é um exercício, pois nada se compra sem uma longa barganha de ambas as partes onde no final a mercadoria sempre acaba sendo vendida por 20% do valor inicial. Tem que ter muita paciência e tomar muito chá de romã...
Ainda na Turquia fizemos um passeio opcional a Capadócia com suas belíssimas igrejas, cavernas e casa contruidas nas formações de arenito,



como tambéma as cidades subterraneas de Dainkuru

onde residiram na época mais de 10.000 habitantes nos seus túneis e galerias. Uma visita imperdível e única no mundo.





Voamos em seguida para Roma, onde lá fizemos aquelas visitas tradicionais do Coliseo,


city tour em ônibus de turismo. Conhecemos o Vaticano e fizemos a subida ao domo da Catedral de São Pedro. A subida é forte e tem que ter preparo físico, mas a vista nos presenteia uma linda paisagem do Vaticano



e de toda Roma. Subir até o Domo da Catedral é de com todas as letras de tirar o fôlego nos seus 220 degraus mas é gratificante.
As longas filas não nos faziam desistir, afinal viemos prá isso, descansar descansa em casa essa era o tom da viagem.

Fomos ao Museu do Vaticano e a Capela Sistina situada na residência oficial do Papa, com suas obras de Michelangelo. Naquela capela também se realizam os conclaves onde se escolhem os próximos papas. Mas enfim Roma é uma cidade que deve ser visitada com muita calma e mais de uma vez. Como tínhamos pouco tempo, no terceiro dia tratamos de ir a locadora, pegamos o carro e seguimos para Florença.


Florença... com suas pontes e suas ruas maravilhosas nos prendeu muito a atenção. Os palácios majestosos e a beleza dos seus prédios refletida no rio é uma visão impar.

Florença foi considera por muito tempo a capital da moda mundial. É também uma das cidades mais belas do mundo. Andamos por suas ruas e cafés, fizemos várias fotos e visitas. Seguimos então para Veneza. Pernoitamos em Roncobilaccio e seguimos viagem no dia seguinte, depois de rodar uns 100 km paramos para lanchar e Ivan descobriu que tinha esquecido todo o seu dinheiro no criado mudo do hotel, voltamos rapidamente e ainda bem que foi só um susto, o dinheiro estava lá completinho. Voltamos novamente na direção de Venezia. Lá deixamos o carro num estacionamento fora da cidade e seguimos de ônibus. Não tivemos dificuldade de achar hotel, pois a oferta é muito grande 90 Euros por casal e estávamos hospedados.





Chegamos com muita chuva a Veneza,


quase que nosso passeio ficava prejudicado,

mas com muita insistência ainda conseguimos visitar a Praça de São Marcos

e outros arredores, como também o tradicional passeio de gondolas. Dizem que o maior barato é se perder em Veneza e realmente se a pessoa não tiver muito ligada se perde, são milhares de becos,pontes,ruelas e canais



todos muito parecidas umas com as outras. Enfim passamos dois dias de muita curtição e mico, pois fomos os únicos a encarar uma gôndola com chuva. Mais romântico ainda...





Após dois dias seguimos para Áustria nas excelentes auto-pistas da Europa.
Dia 03/11 novamente na estrada com direção a Áustria. A paisagem começou a mudar e o clima também. O termômetro externo do Alfa Romeu marcava +2,5 os picos gelados já mostravam a parte dos Alpes austríacos e muita neve a beira da estrada e nos carros estacionados. Como ainda não tínhamos visto neve começou uma longa sessão de fotos. Saímos da estrada que leva para Groz e Viena e entramos numa agradável cidade Klagenfurt. Ficamos no Hotel La Perola de um Italiano muito atencioso que tinha um excelente jantar e os apartamentos novíssimos acolhida excepcional. Tomamos um bom vinho e após o jantar fomos dormir. O café da manhã nos surpreendeu, excelente.
No dia 04 saímos de Klagenfurt na Áustria em direção a Viena. Novamente enfrentamos um grande trecho com muita nevasca. A estrada estava branca de gelo e a pista muito escorregadia. Passamos um grande susto pois íamos a mais ou menos 100km/h e o carro deu uma séria derrapada na pista escorregadia, e por pouco não a aconteceu um acidente. O susto foi grande e a partir daí diminuímos a velocidade para 80km/h e com cuidado redobrado. A sensação de perigo é eminente, e passamos a abservar que caminhões jogavam sal na estrada para amenizar o gelo e evitar derrapadas. Nem assim deixamos de ver um grave acidente de uma derrapada com outro veículo que ia a nossa frente. Ufa! foi por pouco, quase...
Entramos em Graz uma cidade belíssima patrimônio da Unesco, mas após rodar bastante na cidade não encontramos o que poderíamos ver resolvemos tocar para Viena onde nos hospedamos no Hotel Kolbeck perto de um Shopping Colombus que também tem um estacionamento e fica perto da estação do metro. Fomos ao centro, andamos bastante e depois visitamos o Palácio Schobrumm, exuberante e cuidadosamente preservado, é de tirar o fôlego.
Seguimos então para Praga. A cidade é belíssima, com muitas construções e palácios muito bem conservados. Fizemos o city tour no primeiro dia com guia em inglês, (perdi a metade das explicações) depois ficamos sozinhos e voltamos para o Hotel. No dia seguinte saímos para passear no comércio e outras visitas.
Conhecemos o Castelo de Hradcany que data de 850DC e hoje serve como residência do Presidente da República. Praga foi por muito tempo um grande centro comercial na Europa. Suas irregulares ruas são muito bem preservadas e o passeio pelo Rio Vltava mostra uma visão de um outro ângulo. A cidade é uma das mais bonitas da Europa. Uma de suas atrações é o relógio astronômico medieval, localizado na parede sul da Prefeitura Municipal da Cidade Velha, foi construído em 1410 e ainda funciona!!
Deixamos Praga e seguimos viagem, novamente pegamos muita neve na estrada e a atenção foi redobrada pois depois do susto da primeira escorregada nem pensar em outra. Muuuito nevoeiro mas com calma chegamos a Berlin já a noite. Entramos por Siemensdamm e depois de alguns quilômetros passamos em frente ao hotel que estamos No dia 09/11, saímos para entregar o carro alugado e seguimos nossos passeios desta vez de metrô. Passamos o dia todo, fomos a Alexanderplatz para visita a Torre de TV e depois viemos caminhando pela Under den Linden até a o Museu de Cera Mandame Tousaud





a noite retornamos ao nosso Hotel que ficava a cem metros da estação do metrô.
No dia 11 saímos para mais um dia em Berlin.


Ivan estava com gripe e ficou no Hotel. Fomos de metro para o centro visitamos o Parlamento Alemão Rainstag e depois fomos ao Muro de Berlin e seu museu fotográfico e em seguida ao Check Point Charles.De lá seguimos para a Under den Linden e entramos em algumas lojas e depois voltamos para o Hotel. O dia foi bastante proveitoso.
No nosso último dia em Berlin, fomos ao Motard Museu da Motocicleta, mas não era exatamente o que queríamos pois a exposição era somente de motos da antiga DDR, motos pouco conhecidas e de tecnologia e desing pouco interessante. Lá também vimos uma pequena amostra de carros Trabant. Depois pegamos um ônibus e fizemos aqueles city tours tradicionais. Realmente foi muito interessante pois vimos vários pontos ainda não visitados como também suas histórias. Descemos numa das estações para as compras finais e voltamos para o Hotel para arrumação final das bagagens para no dia seguinte 13/11 começar-mos a maratona de vôos de volta ao Brasil. Começamos pela Air Berlinn até Roma e depois um conexão já a noite pela Alitália direto para São Paulo e estamos nos deslocando pela TAM para Natal nosso destino final e a nossa casa.